Dólar
Euro
Angra dos Reis
Dólar
Euro
Angra dos Reis
Economia do Mar Negócios

Sebrae lança estudo sobre oportunidades no mercado náutico da Costa Verde

Porto de Angra, Marina Verolme e pequenos empresários do setor apresentam seus empreendimentos

No segundo dia do evento, Semana Polo do Mar Conecta, o Sebrae, organizador, lançou o estudo Economia do Mar, mapeamento de oportunidades do Polo do Mar da Baía da Ilha Grande. O estudo entrevistou 134 empresas de Angra, Mangaratiba e Paraty buscando conhecer o perfil do gestor local, e amplia a pesquisa com foco nos clientes, fornecedores, infraestrutura e busca, ainda, conhecer problemas e oportunidades que refletem diretamente no setor. A autoria do estudo é da Gerência de Grandes empreendimentos do Sebrae Rio. Acesse o Ebook do estudo clicando aqui

Daniel, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações internacionais, lembrou que no painel de abertura, segunda-feira, 28, foi criado o grupo de trabalho dedicado a elaborar propostas para fomentar as atividades econômicas ligadas ao mar; A resolução foi publicada no Diário Oficial, no mesmo dia. Com isso, o Rio é o primeiro estado brasileiro com uma política pública estratégica para o segmento, que representa cerca de 44% do PIB fluminense.

A Baía da Ilha Grande também foi tema do painel que ocorreu às 14h desta terça-feira, 29, no qual empresários da região apresentaram seus empreendimentos. João Paulo Amaral, presidente da Splenda, empresa que administra o porto de Angra, lembrou que a empresa assumiu o porto no início de 2020, que tem se empenhado para mudar a imagem de que o porto está fechado e que, pelo contrário, obras de ampliação e sondagem de novos parceiros tem sido priorizadas.

Também falou no evento Gabriela da BR Marinas, rede dona da Marina Verolme. O destaque ficou para o comprometimento com a sustentabilidade e a inovação, 100% da água consumida é dessalinizada, 97% da energia consumida é renovável, além dos projetos de coleta e reciclagem de lixo existentes.

Empresas de menor porte também tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios, entre as quais destacam-se as do setor de construção naval, higienização e de cursos online.

Ainda nesta terça, 29, outros dois painéis discutiram as temáticas “Turismo no cenário atual” e “Startups e a inovação junto aos grandes empreendimentos”. Amanhã, 30, estão previstos os painéis Polo do Mar da Baía de Sepetiba e Adensamento das cadeias produtivas. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Semana Polo do Mar Conecta inicia 2ª edição discutindo Plataforma Inteligente de Negócios

Por Emanoel Barros Publicado em 28 de junho de 2021

Começou nesta segunda-feira, 28, a Semana Polo do Mar Conecta 2ª edição. Uma realização do Sebrae/RJ em parceria com a Fecomércio/Senac e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rido de Janeiro.

A cerimônia de Abertura ocorreu de forma virtual, com a presença do Presidente da Fecomércio e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Antonio Florêncio de Queiroz; do Diretor Superintendente do Sebrae/RJ – Antonio Alvarenga; do Diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae/RJ – Sr. Júlio Cezar Rezede; da Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, representada pelo Sr. Vinicius Farah; da Agência Estadual de Fomento (AgeRio),representada pelo Sr. André Luiz Vila Verde; do diretor do Senac, Sr. Sergio Ribeiro; do Gerente do Sebrae Nacional, Sr. Cesar Reinaldo Rissete; e do Diretor de Desenvolvimento do Sebrae, Sergio Malta.

No início da cerimônia as autoridades presentes ressaltaram a importância do evento e a sua realização, bem como do tema em questão a Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro. O evento contou ainda com a palestra magna “Da Economia e do Cluster do Mar à um Ecossistema de Inovação para Plataforma Inteligente de Negócios” ministrado por Antonio Calos da Silveira Pinheiro – Presidente da Funcex – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.

Segundo Antônio Pinheiro, quatro princípios devem ser adotadas para o desenvolvimento da economia do Mar um cluster de inovação; um programa de estímulo ao empreendedorismo na área, a garantia de grandes complexos imobiliários capazes de abrigar as indústrias e os centros tecnológicos necessários; e a criação de Fundo próprio para investimento no setor.

Após a cerimônia de Abertura, dois outros painéis aprofundaram o debate neste primeiro dia do evento. O Encontro de Fóruns do Mar Brasil X Portugal, com o objetivo de conectar os Fóruns da Economia do Mar do Rio de Janeiro e Portugal, para apresentar às pequenas empresas suas iniciativas de apoio ao Desenvolvimento da Economia Local. E, o Encontro das Cidades do Mar, com o objetivo de conectar lideranças para apresentação de suas iniciativas relacionadas a cadeia de valor do mar, e firmar um compromisso tendo o mar como o vetor de desenvolvimento econômico sustentável do Rio de Janeiro.

Para sexta-feira, 29, estão programados mais 3 painéis, com as seguintes temáticas, Polo do Mar da Baía da Ilha Grande; Turismo no cenário atual; e Startups e a inovação junto aos grandes empreendimentos. As inscrições podem ser feitas clicando no link Semana Polo do Mar Conecta.

Mais de R$ 10 milhões em oportunidades de negócio

Por Emanoel Barros Publicado em 7 de junho de 2021 Editado pela últimas vez às 23:12 pm

Sebrae/RJ promove rodadas de negociações virtuais entre pequenas, médias e grandes empresas do litoral fluminense.

As rodadas de negociações virtuais fazem parte da Semana Polo do Mar Conecta 2ª edição. O evento ocorrerá entre os dias 28 de junho e 2 de julho de forma virtual. A Semana é uma realização do Sebrae/RJ em parceria com a Fecomércio/Senac e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rido de Janeiro.

Tendo como público-alvo os pequenos e médios empresários do litoral fluminense, a Semana Polo do Mar Conecta tem o intuito de promover e articular a Economia do Mar fluminense, que representa 44% do PIB do estado do Rio de Janeiro. Além dos mais de R$ 10 milhões em oportunidades de negócio, o evento contará com palestras e talkshows que apresentarão para os pequenos empresários, interessados em empreender no setor a importância, a dinâmica e as oportunidades da Economia do Mar.

A Economia do Mar é o conjunto de “atividades econômicas que apresentam influência direta do mar, incluindo as atividades econômicas que não tem o mar como matéria-prima, mas que são realizadas nas suas proximidades”, conforme definiu a Economista Andréa Carvalho em sua tese “Economia do mar: conceito, valor e importância para o Brasil”, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). São seguimentos da Economia do Mar, ou da Economia Azul, petróleo e gás, serviços portuários e logísticos, pesca e agricultura, construção naval, náutica e embarcações de defesa, turismo litorâneo e comércio. Conforme ilustra o diagrama abaixo.

O evento integrará empresários e instituições dos quatro grandes Polos marinhos do estado do Rio, o da Baía de Sepetiba, o da Baía da Ilha Grande, o da Baía de Guanabara e o da Baía de Campos/Porto Açu. Entre as grandes empresas que demandarão serviços e produtos dos pequenos e médios empresários locais estão Brasfels, Terminum, Porto do Açu, Ferroport, Açu Petróleo e Gás Natural Açu.

O link de inscrição para participar das palestras e talkshows deve ser disponibilizado no site e redes sociais do Sebrae na próxima semana, conforme informou ao Jornal Maré online Renato Regazzi, Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae/RJ. As inscrições serão disponibilizadas separadamente para cada mesa, podendo o interessado se inscrever apenas naquelas que julgar de seu interesse.

Renato esclareceu ainda que os produtos e serviços a serem demandados pelas grandes empresas do setor serão divulgados pelo Sebrae/RJ em data mais próxima ao evento. E, que os pequenos e médios empresários locais, interessados em participar das rodadas de negociações, deverão cumprir uma série de requisitos. O Sebrae oferece cursos e programas de assessoramento para ajudar o pequeno empresário a atingir as exigências de mercados maiores e mais competitivos.

Na 2ª edição do evento estão previstas oportunidades de negócios para os empresários do setor de serviços industriais, máquinas e equipamentos, usinagem e construção naval, suporte e manutenção de embarcações. O gerente do Sebrae/RJ destacou que dentro da Economia do Mar, os setores que sofreram menos com a atual crise, e demonstraram forte resiliência foram o portuário, petróleo e gás e de energia.

O turismo, um dos setores mais abalados pela Pandemia de Covid- 19, será tema do 2º dia do evento que debaterá sobre oportunidades sustentáveis. Também no dia 29 de junho, serão debatidas as oportunidades no mercado náutico na Baía da Ilha Grande, um dos maiores do Brasil.

Para Renato Regazzi o momento é ótimo para os pequenos empresários investirem e voltarem suas atenções para a Economia do Mar, que deve ser o grande motor da recuperação econômica do estado do Rio de Janeiro. Importantes investimentos em infraestrutura estão sendo feitos no estado, as grandes empresas do setor estão cada vez mais sensibilizadas para priorizar a empresas locais como solucionadoras de suas demandas. Cabe ao médio e pequeno empresário fluminense se apresentar de forma competitiva no mercado, oferecendo soluções inteligentes.

A ideia posta em prática, com objetivo de médio a longo prazo, é de reindustrializar o Rio de Janeiro, investindo, capacitando e promovendo serviços de alto valor agregado. A estratégia é o encadeamento e adensamento da cadeia produtiva fluminense. Um dos maiores desafios a serem enfrentados, destacou Renato, é o de realizar o desenvolvimento de forma sustentável, e garantiu que a discussão da questão ambiental e da sustentabilidade dos projetos serão debatidas durante todos os momentos do evento, dada a sua importância.

Emanoel Barros

Emanoel Barros, angrense e cientista social pela Universidade de Brasília (UnB).

Comentários

Veja também