Da esquerda para direita, de cima para baixo, Renato Regazzi, Vinícius Farah, Sérgio Malta e Rodrigo Abreu.
Vinícius Farah também anunciou que está em fase de criação uma linha de crédito voltada à Economia do Mar
O secretário de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, Vinicius Farah , anunciou a intenção de reunir os prefeitos e secretários municipais de desenvolvimento dos mais de 20 municípios do litoral fluminense com o objetivo de discutir um Programa de compras Públicas Municipais orientado para a integração e conexão dos poderes públicos com o empresariado local. O anúncio foi feito na tarde dessa quarta-feira, 30, no Painel “O adensamento das cadeias produtiva como estratégia de desenvolvimento econômico”, que integrou a programação do terceiro dia da Semana Polo do Mar Conecta 2ª edição, promovido Pelo Sebrae- RJ em parceria com a Fecomércio/Senac e apoio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rido de Janeiro (SEDEERI).
A criação e fortalecimento das redes locais de empresários é a base do projeto de estruturação de uma Cadeia Produtiva, voltada para a Economia do Mar, entendida pelos participantes do evento como uma estratégia fundamental para recuperação econômica do Estado do Rio de Janeiro e seus municípios. Conforme vem sendo demonstrado nos Paineis que integram a programação da Semana, o Sabre, há algum tempo, promove a conexão entre os grandes, médios e pequenos empresários da costa fluminense, com o objetivo de criar redes e Polos tecnológicos de Economia do Mar, nas diferentes Baías do estado, direcionando o capital das grandes para as pequenas empresas locais e estimulando a inovação e a sustentabilidade dos projetos.
Nesta segunda edição a parceria com a SEDEERI a Semana promoveu mais uma conquista, o comprometimento do governo do estado com a formulação de uma política pública voltada para planejar e promover a Cadeia Produtiva da Economia do Mar do Rio de Janeiro. Na segunda-feira, 28, primeiro dia do evento, Vinícius Farah anunciou a criação do grupo de estudos com o propósito de elaborar propostas para fomentar as atividades econômicas ligadas ao mar. Hoje o secretário divulgou a intenção de reunir os prefeitos e secretários de desenvolvimento dos mais de 20 municípios da costa fluminense, em conjunto com o Sebrae e demais parceiros, logo termine a Semana.
A intenção é elaborar junto aos municípios um Programa de compras públicas municipais que privilegie os empresários locais como fornecedores e prestadores de serviços para as prefeituras. Para Vinícius a estratégia de encadeamento de redes e elos de produção promovido pelo Sebrae pode ser o principal motor na recuperação da economia do estado. O secretário apresentou como caso de sucesso a sua gestão como prefeito do Município de Três Rios, na qual o empresariado local foi privilegiado como principal parceiro, passando de 7%, ao início da gestão, para 90%, ao fim, de participação nas compras públicas municipais. O que fez com que o município superasse a condição de um dos piores municípios para se viver no país e se tornasse reconhecido como um dos mais empreendedores.
Vinícius ressaltou que o principal parceiro dos empresários e das redes locais é o ente público municipal, o que possui maior poder de compra. Entre os demais projetos em curso o secretário destacou a a criação de uma linha de crédito para a Economia do Mar pela Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio).
O diretor da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Mauro Osório, apresentou no mesmo Painel uma leitura do cenário econômico do Rio de Janeiro. De 2014 a 2021 o estado perdeu mais de 800 mil postos de empregos com carteira assinada, atingindo uma taxa de desemprego de 19,4%. Mauro destacou que “o petróleo é uma riqueza que vaza” do estado, mais de 80% dos fornecedores da Petrobras são de fora do Rio, sendo 70% estrangeiros.
Entre as demais falas realizados no Painel, Renato Ragazzi, Gerente de Grandes Eventos do Sebrae/RJ, apresentou a estratégia competitiva de desenvolvimento focada na convergência setorial, que vai desde as empresas, passando pelas redes e elos, até a Cadeia Produtiva dos Polos Tecnológicos do Mar que se pretende criar no estado. Destacou ainda a importância de dinamizar o território no sentido de promover convergências e cooperações que articulem os sistemas produtivos locais desde o setor de matéria prima até depois do cliente final, incluindo estratégias de reaproveitamento e reciclagem.
A primeira rodada de negociação virtual ocorreu também na tarde de hoje, entre a empresa Ternium, integrante do Grupo Techint, e pequenos empresários locais. O gerente de compras de MRO da Exiros, integrante do grupo Techint, apresentou o portfólio da empresa, as estratégias de compra e as áreas onde há interesse em buscar fornecedores. Seguiu-se então com a apresentação do pequenos empresários, que encaminharam seus dados para uma seleção que será feita pela empresa em parceria coma Sebrae, com o intuito de realizar o pré-cadastro no quadro de futuros parceiros da Exiros. Também foram promovidos espaços para que os pequenos empresários pudessem interagir mais entre si, estimulando a realização de negócios entre eles próprios.
O outro Painel ocorrido hoje focou no Polo do Mar da Baía de Sepetiba, que corresponde às cidades de Itaguaí e Mangaratiba. Dentro os Polos a serem implementados, este é aquele que está mais avançado. Confirmaram ou anunciaram intenção de integrar o Polo as instituições e empresas, Porto Sudeste, Vale, Ternium, Nuclep, UFRRJ, SEBRAE e a SEDEERI. Projetos como Programa de Encadeamento Produtivo Elo que capacitou e integrou pequenas empresas locais como apoio da empresa Itaguaí Construções Navais (ICN), são tocados na região desde 2018.
A Semana Polo do Mar Conecta segue amanhã, dia 1º, com o 4º dia do evento, as temáticas discutidas serão Polo do Mar da Baía de Guanabara e Saúde e Sustentabilidade no Mar, as inscrições podem ser feitas clicando aqui. A próxima rodada de negociações esta prevista para acontecer no dia 2 de julho, 5º e último dia do evento.