Dólar
Euro
Angra dos Reis
Dólar
Euro
Angra dos Reis
Semana Polo do Mar Conecta

SEBRAE Lança estudo sobre oportunidades para pequenas e médias empresas no setor de Óleo & Gás

Projeto Catalisa facilita acesso a editais de inovação

O quinto e último dia da Semana Polo do Mar Conecta – 2° Edição, evento que busca conectar as micro e pequenas empresas aos polos competitivos das principais baías do litoral do Rio de Janeiro, foi aberto com o painel O forum de fornecedores do Porto do Açu e o desenvolvimento das empresas de São João da Barra e do seu entorno.

O Polo Industrial Porto do Açu é composto por 13 empresas e diversos serviços como: plataforma multimodal de soluções integradas, 182.000m² de área alfandegada, capacidade de movimentar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e 25% do petróleo exportado pelo Brasil, único terminal privado no país capaz de operar navios do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier), possuir o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina – que será responsável por 17% da geração térmica a gás natural do Brasil -, além de outros títulos como a maior base de apoio offshore do mundo, com mais de 250 operações por mês em 11 berços operacionais.

A palestra Magna ESG – Environmental, Social and Governance – para o Desenvolvimento de Polos ou Clusters e o mercado local” foi proferida pelo professor Paulo Reis Mourão, da Universidade do Minho – Braga, Portugal. As preocupações com a sustentabilidade socioambiental e as boas práticas de gestão têm sido cada vez mais as principais fatores a determinar a alocação dos investimentos. O consumidor, tanto o individual como o grande player, está cada vez mais exigente do ponto de vista ético e socioambiental, destacou, entre outros pontos, o professor.

Em seguida, ocorreu o Talk Show Conexões dos Pequenos Negócios com as Oportunidades no Porto do Açu, compartilhamento perspectivas de mercado e oportunidades de negócios, do qual participaram: Thiago Cerqueira – Gerente de Suprimentos do Porto Do Açu, Marcelo Fernandes – Gerente de Suprimentos da Açu Petróleo, Marcelo Woidella – da Gerência de Suprimentos da Ferroport e Guilherme Oliveira – Coordenador de Suprimentos da Gás Natural Açu.

Lançamento do estudo Cadeia de Valor do Setor de Petróleo & Gás para micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro

O estudo realizado pelo Sebrae RJ com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacional (SEDEERI) delineou as atividades do setor de Petróleo e Gás no Estado do Rio de Janeiro, com especial atenção nos participantes e novos entrantes desta cadeia de valor, seus portais eletrônicos de acesso à informação e suprimentos, visando clarear as oportunidades para micro, pequenas e medias empresas que pretendem entrar ou expandir sua atuação no setor, trazendo o viés necessário para o seu desenvolvimento sustentável.Eduardo Tosta, Consultor da Empresa Vega Vision foi responsável pela elaboração do estudo e sua apresentação no segundo painel do dia.

Tosta, chamou atenção para o início da exploração dos poços de hiperprofundidade que exigiram o trabalho com metais mais resistentes que o aço, como por exemplo o titânio que passarão a ser demandados na região, como uma área de grande potêncial para a inovação, o que exigiria uma forte convergência setorial. Destacou que para tal, a parceria com a industria aeronáutica, que já opera com tais metais, será fundamental para o setor não tenha que começar do zero.

Em Daniel Lamassa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) apresentou os incentivos fiscais do RJ para o setor de óleo e gás. Daniel destacou os projetos Pro Mar, que oferece incentivos para a exploração dos campos maduros da Bacia de Campos, O projeto industrializa RJ. Além da Resolução 0692021 da SEDEERI que criou o Grupo de Trabalho da Economia do Mar, anunciado no primeiro dia da Semana. Daniel destacou também a intenção da SEDEERI de integrar o GT de Gás do Ministério de Minas e Energia.

Em seguida participaram da sesção de debates além dos palestrantes e inscritos os convidados Karine Fragoso – Superintendente da Organização Nacional da Industria de Petróleo e Gás- ONIP e Gerente de Óleo e Gás da Firjan(ONIP/FIRJAN), o Diretor de Relações Institucionais da Perenco, Leonardo Caldas; o Coordenador da Rede Petro Bacia de Campos, Leonardo Dias; E, o Presidente da Rede Petro Rio, Carlos Eduardo Cavalcanti.

SEBRAE apresenta Editais de inovação aberta

Agnaldo Dantas, da área de inovação do Sebrae Nacional, Analista, apresentou as oportunidades dos Editais de Inovação Sebrae, disponível no plataforma Catalisa, criada pelo Sebrae. Acessando a rede Worldlabs, os interessados podem se registrar no grupo Catalisa e ter acesso a vídeos que explicam os desafios propostos pela Estatal aos empreendedores. Também nos dias 6, 7 e 8 de julho serão realizadas lives, através da plataforma Linkedin, com funcionários da Petrobras, sobre o tema.

Lorenzo, Sócio da empresa USSV Tec, foi um dos contemplados pela cláusula de inovação da ANP, em edições anteriores do edital, com um projeto de veículo automotivo. Ele falou um pouco sobre os projetos desenvolvidos pela empresa valorizou a oportunidade que editais como este oferecem para os pequenos empreendedores entrarem cada vez mais fortes nas áreas de tecnologia e inovação. Em seguida realizou-se o debate com os palestrantes e convidados.

Também aconteceu nesta sexta-feira, a 2ª rodada de negociações que permitiu que pequenas empresas da região se apresentassem como possíveis parceiros das grandes empresas representadas, Porto do Açu, Açu Petróleo, Ferroport e Gás Natural Açu.

Ao longo dos 5 dias da Semana Polo do Mar Conecta 2ª edição foram realizados 13 Painéis e2 Rodadas de Negócios com 5 Ancoras e 60 fornecedores, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes. A estratégia deste encontro inovador utilizou o poder de compra das grandes empresas pertencentes aos Polos Competitivos do Estado do Rio de Janeiro, que tem interesse em ajudar as micro e pequenas empresas locais.

Emanoel Barros

Emanoel Barros, angrense e cientista social pela Universidade de Brasília (UnB).

Comentários

Veja também