O Brasil conseguiu dois pódios na competição
Oito atletas representaram Angra dos Reis no IFC CANOE OCEAN RACING WORLD CHAMPIONSHIP 2021, realizado em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha. Dos 16 integrantes da Seleção que representaram o Brasil nesse Mundial, oito são Angrenses. A atleta e arquiteta Carmen Lucia foi 14º mulher a cruzar a linha de chegada e a 1º na categoria Master E e Master geral conquistando ouro e sendo a campeã mundial de Canoagem Ocêanica.
Todos os atletas de Angra conseguiram concluir a prova. Luiza Teixeira ficou em 11º na categoria sub-23. Lais Oliveira em 10º na sub 23, também na sub 23, Alef Caldas em 27º e na Júnior Max Linhares Lima em 25º. Já Alexandre Ferreira, em 32º na categoria Sênior com o tempo de 1h47min. O 1º e o 2º melhor brasileiro na prova, com Luiz Wagner Pecoraro ficando em 28º posição na Sênior. Rafaela Nascimento chegou em 5º na Master B.
O Brasil conseguiu dois pódios no Mundial, uma das medalhas de ouro com o Califa Abud Cury Filho, de Brasília na paracanoagem, e com a Carmen ouro master E. Hoje, 6, foi a cerimônia de premiação.
“Ficamos felizes que todos nós conseguimos concluir a prova, foi incrível, não esperávamos que fosse tão difícil e tão diferente do Brasil, mas foi sensacional, só temos a agradecer por essa experiência incrível”. Concluiu Luiza Teixeira.
Carmen Lúcia até o Mundial na Espanha
Eu fui a mulher mais velha da prova, com meus 56 anos e me sinto feliz e recompensada pelos 26 anos na canoagem, vivendo esse esporte com tanta paixão.
Disse Carmen emocionada após ganhar a medalha no Mundial.
Natural de Barra Mansa, Carmen Lucia mora em Angra há mais de 30 anos, seu filho, Luiz Wagner Pecoraro, que também competiu no Mundial na Espanha, é angrense e cresceu no ambiente da canoagem desde os 2 anos de idade, hoje, é o melhor da canoagem oceânica do Brasil. Sendo o atual Campeão Brasileiro e Pan Americano. Ele obteve a melhor colocação brasileira nesse mundial, “o orgulho da mãe”, disse a campeã mundial.
A história de Carmen na Canoagem inicia-se em Angra através da ACOAR – Associação de Canoagem de Angra dos Reis. Esportista desde os 12 anos, com uma história vitoriosa em várias modalidades da canoagem e de outros esportes. Divide a vida em Angra com os treinos e a sua profissão -Arquiteta Autônoma. Habitualmente vai às obras remando ou pedalando, otimizando assim o seu tempo entre treinos e trabalho. Mantém a casa com a mãe, o filho e três cachorros.
Há 26 anos na canoagem, Carmen já havia conquistado um bronze e uma prata em mundiais que participou anteriormente., Na seletiva em Ilha Bela, SP, no Campeonato Brasileiro de 2020, onde foi vice campeã da prova, a atleta foi convocada pela Confederação Brasileira para a Seleção nacional. Há 7 anos, fundou com dois sócios a 1º base de canoa havaiana de Angra dos Reis, o NoaCaNo, proporcionando a oportunidade às pessoas de todas as idades a provarem da canoagem e do lindo mar de Angra dos Reis, com qualidade de vida.
“Apesar de ter grandes passagens por vários esportes, a canoagem é minha paixão e transformei-a em uma das minhas razões de viver! Eu vivo a canoagem e remar pra mim é muito natural!” Assim declara Carmen, sobre a sua vida e trajetória vitoriosa na canoagem.