Dólar
Euro
Angra dos Reis
Dólar
Euro
Angra dos Reis

“É tudo lindo”. Disse Tarcísio Meira ao entrar no teatro da FITA.

A emoção de Tarcísio Meira ao se deparar com os 1500 lugares na tenda principal da FITA foi testemunhada pela equipe de produção. Júlio Riquelme conta:

– Ele subiu devagar a rampa de acesso. No topo, surpreendeu-se com a dimensão do teatro. Parou. Observou os detalhes da decoração. Olhou o palco com a estrutura de iluminação. Mais de um minuto depois, suspirou e disse com a voz tomada de emoção: “É tudo lindo!”

O ator homenageado de 2016, Tarcísio comemorava seus 80 anos com o espetáculo O Camareiro, uma superprodução com uma estrutura de cenário e iluminação que deu trabalho para montar. O ator já deixava o peso da idade se revelar nos seus movimentos. Mas em cena, um vigor súbito dominava Tarcísio, a ponto de segurar uma das atrizes no colo e ganhar aplausos em cena aberta.

Glória Menezes já tinha dado as dicas sobre a dimensão do festival de teatro angrense, mesmo assim Tarcísio se surpreendeu e disse que a apresentação na Fita foi uma das maiores emoções da sua vida.

Vida que terminou nesta quinta, dia 12, vítima de Covid 19, um dia após Paulo José também se despedir da vida.

A Gentileza e o entusiasmo de um grande artista

por Danúbia Dutra

Danúbia Dutra entrevista Tarcísio Meira, antes da apresentação do espetáculo O Camareiro, na Fita 2016.

Tarcísio Meira foi o grande homenageado da FITA em 2016. A mim, como editora do Maré, à época, coube a doce missão de entrevistá-lo. Nossa equipe, junto com os profissionais da TV Rio Sul, foi até o hotel onde ele estava hospedado. Mesmo pressionado pelo pouco tempo até subir ao palco montado na Praia do Anil, Tarcísio foi de uma educação e gentileza ímpar. Fez questão de cumprimentar um a um.

Entendendo a grandeza do artista que estava a minha frente, comecei a entrevista bem nervosa, mas logo sua simpatia me acalmou. Ao chamá-lo de senhor, fez questão, com uma voz suave e sorriso nos lábios, de que eu o chamasse de você. Daí para frente ele respondeu todas as perguntas com o entusiasmo de quem era apaixonado pelo que fazia. A noite terminou com Tarcisio Meira apresentando o espetáculo O Camareiro para um público de 1.500 que o aplaudiu de pé, como ele merecia.

João Carlos Rabello

Jornalista trabalhou em O Globo, TV Globo, presidiu o lendário jornal PASQUIM, dirigiu a Rádio Angra e o Jornal Maré. Atualmente é o curador da Festa Internacional de Teatro de Angra- FITA

Comentários

Veja também