A Enel X está liderando estudos de viabilidade de projetos de mobilidade para a eletrificação das frotas de ônibus em Angra dos Reis (RJ) e Curitiba (PR). A empresa de soluções em energia do Grupo Enel será responsável pela infraestrutura de recarga dos veículos, além de contribuir com dados para aprimorar os estudos técnico-financeiros.
em Angra dos Reis apresentou um coletivo elétrico será testado durante 30 dias pela prefeitura em parceria com a Enel X e a fabricante Marcopolo. Conforme a Enel X. durante o período de testes, serão analisados os indicadores operacionais de manutenção desse tipo de veículo e como funciona o sistema eletrônico dentro das características do trajeto determinado.
Também será uma oportunidade para verificar a autonomia dos ônibus, tempo de carregamento, custo da operação, fazer treinamentos internos e conhecer os eventuais desafios de uma frota elétrica.
A empresa acredita que o piloto contribuirá para avaliação da qualidade e as vantagens do ônibus elétrico para os cidadãos. A expectativa é que as informações ajudem no planejamento do futuro da mobilidade nas cidades, com a substituição gradual da frota.
Será possível comparar o ônibus elétrico com um veículo tradicional, movido a óleo diesel, para uma percepção mais clara sobre os benefícios econômicos e de sustentabilidade ambiental. Além de Curitiba e Angra, a Enel X realizou nos últimos meses outras iniciativas de avaliação técnica com ônibus elétricos, envolvendo parcerias com autoridades públicas.
Em novembro de 2021, a empresa firmou parceria com a Prefeitura do Rio no programa Verão Verde, para oferecer passeios turísticos gratuitos aos fins de semana em ônibus elétricos BYD, percorrendo as principais atrações culturais do bairro de Madureira, na Zona Norte da cidade.
Em janeiro deste ano, um ônibus articulado em parceria com BYD e Marcopolo rodou no eixo Anhanguera, na região metropolitana de Goiânia (GO), durante cerca de 60 dias. Nos dois projetos, toda a infraestrutura de recarga necessária foi fornecida pela Enel X.