Jurados escolhem os finalistas para a 15ª edição da FITA
A qualidade foi tanta, que os jurados do Prêmio Fita 2023 não conseguiram selecionar somente três melhores atores e atrizes, são cinco finalistas. Além dessas duas categorias, a análise passou por melhor iluminação, diretor, e tantas outras. O Prêmio Fita 2023 acontecerá ainda esse ano e, durante o evento, serão anunciados os melhores de cada categoria.
Melhor diretor, autor, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, música, cenário, figurino, iluminação e prêmios especiais. Essas são as categorias que foram analisadas pelos jurados durante os 17 dias de espetáculo da Festa Internacional de Teatro de Angra, que aconteceu entre os dias 13 e 29 de outubro, em dois espaços: tenda e Teatro Municipal.
Mesmo já conhecendo grande parte das produções, o presidente do júri, Sergio Fonta, garantiu que nem ele, nem os jurados, tem os prediletos.
- O resultado dos indicados só aparece no dia seguinte ao último dia de Fita. Somos implacáveis até com amigos. Se não gostamos, não colocamos no topo da lista. Simples assim. O público merece uma avaliação imparcial – frisou Fonta. Ele e os jurados Maria Siman e Luiz Antônio Pilar, reuniam-se sempre no dia seguinte a cada noite da Fita para avaliar cada detalhe de cada peça. Foi um trabalho minucioso e criterioso.
O público também pôde opinar. Eles avaliaram o melhor espetáculo e os finalistas foram os seguintes: A falecida; Escola de Mulheres; Judy – o arco-íris é aqui; Outras Marias.
ESPETÁCULOS INFANTIS
A Fitinha também passou por uma avaliação. Durante as peças infantis, um grupo de crianças julgou e listou os finalistas a melhor espetáculo.
São eles: As aventuras de Pedro; Vamos Brincar e Brinquedos Consertados.