Em 2006, foi criado o projeto “Angra Salva Sua Memória “, com o intuito de exaltar as pessoas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O projeto que teve uma pausa, volta com a primeira primeira homenageada sendo a dona Rosinha Savvas Galindo. Testemunha viva de quase um século de vida, dona Rosinha tem quatro filhos e dois netos.
A homenagem aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 23, na Praça General Osório, no Centro, uma espécie de quintal da dona Rosinha, que mora há anos bem próximo ao local. Além de familiares e amigos, também estiveram presentes o prefeito Fernando Jordão, os secretários de Governo, Cláudio Ferreti, e o de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara e a vereadora Titi Brasil.
Dona Rosinha foi uma das fundadoras da Orar, instituição beneficente que confecciona enxoval para bebês de famílias carentes e faz parte ainda da Irmandade de São Benedito. Durante muitos anos, atuou como voluntária no Asilo São Vicente de Paulo e fez parte do coral paroquial de Angra na Igreja Matriz, além de ser membro ativo na Associação do Sagrado Coração de Jesus.
“Homenagem justa e muito merecida. É sempre importante revivermos a história de pessoas que contribuíram com a cidade e dona Rosinha, com sua família sempre foi muito presente, então estou muito feliz” afirmou o prefeito.