Dólar
Euro
Angra dos Reis
Dólar
Euro
Angra dos Reis

Atriz Camila Amado, 82 anos, estrela apaga nos palcos para brilhar no céu

Despediu-se da vida e dos palcos, a atriz Camila Amado que construiu uma carreira brilhante e sua morte, em consequência de um câncer no pâncreas, é mais uma perda enorme neste ano que já levou Paulo Gustavo e Eva Wilma, entre outros. Camila foi homenageada pela FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra – em 2013 quando fez uma espécie de bruxa no espetáculo infantil O Jardim Secreto que ganhou o prêmio Fita na categoria.

Esteve também em dois espetáculos adultos, um deles, A cantora careca, de Ionesco, dividiu o palco com Nelson Xavier e Cecil Thiré.

Camila em O Jardin Secreto, na Festa Internacional do Teatro (FITA) em 2013

TRAJETÓRIA

Com 39 participações em novelas e série, iniciou a carreira na TV Tupi em Um gosto amargo de festa em 1969. Na Globo esteve em O sitio do Pica Pau amarelo, Tapas e Beijos, A casa das sete mulheres, Cordel encantado e recentemente na novela Éramos Seis no papel de Candoca;

Foram 27 filmes e incontáveis peças de teatro.

Conheci Camila completamente fora do cenário teatral. Foi num baile de carnaval no Iate Clube Aquidabã nos anos 80. Ela estava ao lado de Stepan Nercessian, seu marido na época. Estavam absolutamente discretos e um amigo nos apresentou. Camila olhou pra mim e disse:

“Você tem os olhos de Chaplin”. – engasguei e não disse nada. E ela acrescentou. “São brilhantes como se estivesse contendo uma lágrima”. Camila não precisava explicar. Cinéfilo de carteirinha conheço bem os olhos de Charles Chaplin e a emoção que transmitem. Era um elogio extraordinário.

Quando nos reencontramos na Fita, lembrei do episódio. Camila olhou para meus olhos e confirmou: “E tem mesmo”.

NA FITA

Camila recebendo o Prêmio Fita das mãos de Giovana Rabello

Claro que Camila Amado sabia do tamanho de seu peso nas artes cênicas, mas nunca colocou isso como cartão e visita. Preferia simplicidade, mas exercia sua autoridade quando necessário e deixou sua marca na Fita protagonizando uma cena que todos sempre lembram:

Um fotógrafo insistia em clicar com flash no meio da peça. Perdeu a paciência. Parou a cena, deu uma senhora bronca, o fotógrafo enfiou a câmera na bolsa e saiu de fininho. E Camila diz para a plateia: “O teatro cabe bronca também´- e continuou o espetáculo.

Nas redes sociais, toda a classe artística lamenta a morte da atriz.

João Carlos Rabello

Jornalista trabalhou em O Globo, TV Globo, presidiu o lendário jornal PASQUIM, dirigiu a Rádio Angra e o Jornal Maré. Atualmente é o curador da Festa Internacional de Teatro de Angra- FITA

Comentários

Veja também