A prefeitura de Angra, através do SAAE, lançou o edital para a contratação da obra de esgotamento sanitário da Praia do Anil, que mesmo imprópria para o banho é um dos principais cartões postais do município.
Segundo a autarquia, o valor do empreendimento é de aproximadamente de R$ 7,7 milhões e o prazo estimado da obra é de 6 meses.
“Trata-se de uma importante ação para a revitalização da Praia, tão desejada durante anos. A licitação ocorrerá no próprio SAAE, no dia 26 de setembro, às 9h30”, explicou o presidente do órgão, Alexandre Giovanetti.
Ele destacou ainda que esta ação é a primeira etapa do SAAE para o saneamento de toda a bacia da área central de Angra dos Reis, retirando o esgoto que atualmente chega à praia pela rede de drenagem no canto da praia.
“O projeto consiste na coleta deste canal de escoamento de águas pluviais – em tempo seco – e conduzindo os efluentes para a Praia da Chácara para tratamento.
Ou seja, quando não estiver chovendo ou esta chuva for fraca, as águas pluviais misturadas ao esgoto serão bombeadas para a estação de tratamento, ao lado da Rodoviária, por uma tubulação já instalada pelo SAAE.
Estão previstas a construção de uma estação elevatória na Praia do Anil, e uma Nova estação de tratamento (ETE) na Praia da chácara”, Concluiu Giovanetti.
A tecnologia de tratamento será por flotação por ar dissolvido, garantindo a eficiência desejada para lançamento no ambiente, com capacidade tratamento de 75 litros por segundo.
Além da obra de saneamento, a prefeitura de Angra está preparando um projeto de urbanização para a Praia do Anil.