Dólar
Euro
Angra dos Reis
Dólar
Euro
Angra dos Reis
O MAR EM NOSSAS VIDAS COTIDIANAS

75% do planeta terra é água e 70% do corpo humano também

Bem-aventurados aqueles que podem viver perto do mar e vê-lo todos os dias. O mar traz um fascínio para todas as pessoas que estão próximas ou longe da sua presença, haja vista que em períodos festivos uma multidão de pessoas sai das suas cidades longínquas e vão para cidades litorâneas para ficarem próximas do mar. Este planeta é constituído de 75% de água e 25% de terra. Por incrível que pareça a proporção entre a composição física do planeta e da constituição do corpo humano apresenta uma relação semelhante, em que quando estamos bem hidratados nosso percentual de água é de 70%, sendo este um referencial ideal para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo.

A água faz parte de nós e os oceanos que temos no planeta que são cinco, sendo Atlântico, Pacífico, Índico, Antártico e Glacial Ártico traduzem a expressão mais bela da vida que forma nas suas profundezas e resplandece na superfície para a apreciação dos olhos humanos. Os oceanos são essenciais para regular a temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica, são afetados pelos tipos de eventos climáticos e são fonte de vida e alimentos para os seres humanos. Do mar retiramos anualmente milhões de toneladas de peixes para o consumo. O mar é o caminho de milhares de embarcações dos mais variados tipos que permitem que o transporte de carga ocorra de maneira eficiente. Em 2020 estima-se que 10 bilhões de toneladas de cargas foram transportadas por via marítima, envolvendo todos os países dos mundos. É pelo mar que as cadeias logísticas globais se interligam e a troca de mercadorias acontece. É o mar que permite que nós possamos interagir durante o período de lazer e ter a sensação de reencontro com nossa própria origem. Viva o mar e viva os oceanos!

Newton Narciso

Newton Narciso Pereira é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense lotado na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Pós-Doutor, Doutor e mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela USP. Engenheiro de Produção pela Universidade Guarulhos e Tecnólogo Fluvial pela Universidade Estadual Paulista UNESP – Faculdade Tecnologia de Jaú (FATEC). É o coordenador do Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis (CESS-UFF) e coordena os estudos de descomissionamento e reciclagem de navios. É detentor de 12 pedidos de patentes depositadas junto ao INPI. Tem experiência de 15 anos trabalhando em pesquisas e consultorias no setor marítimo portuário para inúmeras empresas no Brasil. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA). É autor e organizador do livro “Portos e Terminais: do Planejamento a Operação” lançado em dezembro de 2020 pela Editora Conceito.

Comentários

Veja também