Nesta quinta, 11, 70 jovens foram contemplados pelo Transporte Social Universitário. Foram entregues aos 70 universitários as carteiras de identificação para o uso dos ônibus que farão o transporte de Angra às universidades de outras cidades.
O incentivo para o Transporte Social Universitário consiste na disponibilidade dos ônibus que farão dois itinerários, levando e trazendo estudantes que fazem faculdades em cursos que não são ofertados em Angra e que não têm condições de arcar com os gastos do transporte.
Os itinerários são Angra – Santa Cruz/Campo Grande e Angra – Barra Mansa – Volta Redonda.
O secretário executivo da Juventude, William Gama, falou da emoção de retornar com um benefício tão importante para os jovens estudantes.
“Estou de fato muito emocionado, porque este programa para o Transporte Social Universitário faz uma enorme diferença na vida do jovem que cursa uma faculdade ou curso técnico profissionalizante fora de Angra. Os gastos com transporte pesam muito no orçamento de quem está iniciando sua trajetória profissional, e muitos não conseguem terminar seu curso. Quero esclarecer que tudo foi feito com muita atenção às demandas que temos, mas continuamos trabalhando para atender cada vez mais as necessidades dos universitários de Angra”, destacou Wiliam.
Os ônibus, que sairão de Angra às 16h e retornarão às 22h da cidade final do trajeto, contam com um fiscal que vai conferir a credencial e a carteira de identidade de cada passageiro, garantindo a organização do serviço, bem como a segurança de todos.
Para receber o auxílio do Transporte Social Universitário foi necessário se inscrever e se cadastrar no processo seletivo, preenchendo todos os critérios previstos no processo seletivo, publicado no Boletim Oficial Nº1534, através do Edital de Inscrição Nº002/2022.
Entre outros critérios previstos no edital, para receber o auxílio o universitário deve integrar um núcleo familiar de até um salário mínimo por pessoa; morar em Angra dos Reis há, pelo menos, um ano; estar matriculado em cursos que não sejam oferecidos em Angra.
O prefeito Fernando Jordão ressaltou a lisura do processo de seleção dos universitários para o Transporte Social Universitário.
“Assim como fizemos com o Programa Minha Oportunidade, fizemos a seleção destes universitários para receber este acesso ao transporte às universidades através de inscrição e análise dos critérios com total lisura. Investimos no Polo Universitário de Jacuecanga, com cursos de universidades públicas e também na busca de instituições privadas. Atualmente temos vários cursos em Angra, mas também temos muitos jovens que desejam fazer faculdade que não são oferecidos aqui, e este incentivo ao transporte faz uma enorme diferença nessa trajetória universitária”, lembrou Fernando.