Hoje eu apresento a vocês o tio Gu, que não é meu tio, mas, sim, um grande artista. Gustavo Valente é artesão, iluminador e carnavalesco, conhecido por todos do meio cultural como Tio Gu.
Minha relação com o Gustavo começou no Teatro Municipal, quando ele era vigilante do espaço. Com o passar do tempo ele adquiriu experiência na mecânica cênica do espaço e se tornou técnico do Teatro. Fez a iluminação e a cenografia de vários espetáculos dos quais eu fiz parte. Não vou listar, pois nem eu lembro. “Sinceridade é tudo na vida!” (Risos).
Gustavo fez a iluminação de espetáculos de nomes como Nany People, Denise Stoklos entre outros, e participou de todas as edições da FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra).
Amante do carnaval, torcedor fiel do Salgueiro, Tio Gu se tornou presidente do Bloco dos Artistas, e do Bloco dos Assombrosos do Cruzeiro, assim deixando sua marca registrada com os famosos bonecos gigantes.
“Através do bloco dos artistas eu pude apresentar a sociedade o meu trabalho voltado ao carnaval e dali por diante os bonecos confeccionados por mim, viraram uma marca registrada.” Afirmou Gustavo
Gustavo permaneceu na frente do bloco dos artistas por 16 anos e afirma que o bloco vem se perdendo nos últimos anos:
“Na minha visão o bloco perdeu totalmente as suas características, pois era um bloco de família, com marchinhas de carnaval, concurso de fantasia, distribuição de confete, serpentina, bolas para a diversão do folião. Além dos bonecos gigantes que encantavam a todos por onde passavam.”
Lembrando que o concurso de fantasia foi criado por uma comissão composta por Márcia Brasil, Mário dos Anjos, Luciano Araújo e Gustavo Valente, que permanece no bloco até hoje. Ainda sobre o carnaval, Gustavo também faz parte da presidência do bloco Assombrosos do Cruzeiro, e já carrega aí seus 18 anos desde a fundação do bloco. Devido a covid-19 Gustavo afirma que ainda não acredita no retorno da folia mesmo com a vacinação.
“Pensando muito na segurança de todos. Não estamos seguros para essa aglomeração que é típica de carnaval”
Muito que bem. Sensato!
Os bonecos gigantes de Gustavo nas ruas do carnaval de Angra
Gustavo confecciona rosto do boneco em seu ateliê
Após conhecer em Paraty a técnica com papel machê, Gustavo começou a produzir além dos bonecos gigantes, esculturas menores representando a cultura local. São esculturas com personagens das festas folclóricas, temas caiçaras, quilombolas e também trabalha sob encomenda com a necessidade do cliente.
A novidade é que o Tio Gu está produzindo material para uma exposição com todos os personagens que faz e afirma que será mágico, porém ainda sem data, pois leva um tempo para produzir cada escultura. Acredite, até o clima influencia no trabalho, pois é preciso sol para que as esculturas sequem e os acabamentos possam ser feitos.
As esculturas são feitas de arame, papelão, papel, cola de amido de milho, tinta e muita criatividade. Veremos em breve em uma linda exposição.
Aguardamos Gustavo!
Contatos:
Instagram @lgustavovalente
Tel: 024 99913-3389