Como uma avaliação ruim de um internauta sobre um produto ou serviço, em uma cidade pequena como Angra, pode gerar tanta repercussão negativa?
Num passado pouco distante, ter um cliente insatisfeito não significava nada, porque aquele consumidor não tinha ferramentas para divulgar sua frustração. Hoje, com as redes sociais, isso é instantâneo e atinge uma gama de pessoas.
Dependendo do perfil de quem está reclamando, aquela avaliação negativa logo se torna uma verdade. Então a dica é tratar seus clientes com respeito, atenção e carisma para não ser “cancelado” e ter queda nas vendas.
Segundo o executivo Donald Porter, “Seus clientes não esperam que sejas perfeito. O que esperam é que você resolva o problema quando algo sai mal.”
A avaliação de um cliente é um importante ponto para identificar como anda seu negócio. Por isso, tenha uma boa estratégia para as críticas, evitando que um cliente insatisfeito cause impactos negativos. Um cliente satisfeito tende a voltar a comprar. Já um cliente insatisfeito, além de não voltar, pode também prejudicar a imagem da sua empresa.
Antes de responder ou contra-atacar um comentário negativo, é preciso escutar. Mantenha a calma e mostre-se aberto(a) e disposto(a) à solucionar. “Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa”, disse Henry Ford.