O mundo é pequeno para nós mulheres. Essa fala clichê faz muito sentido quando paro para pensar no que nós somos capazes.
Antes, uma mulher jamais poderia ser, por exemplo, médica, professora. Não podíamos sequer votar. Hoje, nos deparamos com mulheres no poder, não somente no poder, como donas de suas vidas, mas também no poder de empresas, em cargos que antes apenas os homens ocupavam.
Como vocês sabem, eu sou professora. Essa semana foi atribulada na escola, avaliações, trabalhos. Em meio as essas funções, achando que não ia mais dar conta de nada, me peguei lembrando de uma personagem histórica que sempre me inspirou, Esther de Figueiredo Ferraz . Esther foi a primeira mulher a possuir um cargo de ministra no Brasil, ocupou a pasta da Educação no governo do general João Figueiredo, de 24 de agosto de 1982 a 15 de março de 1985. Foi também a primeira mulher a lecionar na Universidade de São Paulo e a primeira mulher na América Latina a comandar a reitoria de uma universidade, a Mackenzie.
Já imaginou se Esther tivesse desistido, quantas outras mulheres não poderiam exercer tais profissões. Esther foi extremamente à frente de seu tempo. Além dos feitos já mencionados, Esther continuou rompendo paradigmas e inovando no âmbito político. Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, desde 1946, integrou também, ainda na década de 60, o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem Paulista, ambiente predominado por advogados homens. A escolha de sua especialidade na advocacia, o direito criminal, também foi um fato pioneiro em sua carreira, já que o espaço era predominantemente masculino e de muitos desafios, em que grandes juristas se consagraram.
Por que resolvi abortar essa temática? Para que todas as vezes que achar que está presa no tempo e não evoluiu, olhe para trás e veja o quanto nós evoluímos, aprendemos e conquistamos respeito, espaços, liberdade. Mesmo faltando muito para nossa sociedade, presa aos bons costumes e a moral, o avanço feminino é uma evolução constante.
Você deve se orgulhar muito de fazer parte dessa história em inúmeros momentos da sua vida, na liberdade que você conquista trabalhando, gerenciando sua vida, sua empresa. Orgulhe-se de suas conquistas, todas são importantes e é resultado de uma luta que só nós sabemos.